sexta-feira, 5 de junho de 2015

Semáforo

Na semana do trânsito dá para realizar algumas atividades com os meios de transporte.
Aqui fiz um semáforo para brincar de encaixe, usando uma caixa de sapatos. Fiz três buracos na tampa, ao redor coloquei círculos de EVA nas cores do semáforo. Para encapar a caixa em algumas partes usei EVA e no restante pintei com guache (misturei um pouco de cola branca, para aderir melhor e ter mais durabilidade). Mas se quiser praticidade é só encapar com contact preto. 
As bolas que utilizamos são aquelas de piscina de bolinhas, peguei duas de cada cor. Ah! A tampa foi colada na caixa de modo que ela não abre. 
Com os maiores, a partir de 18 meses, dá para incentivá-los a colocar a bola na cor correspondente. Com os menores de um ano saímos no lucro se eles soltam a bola, pois eles ainda não costumam largar os objetos, o que pegam é deles e não soltam facilmente.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Festinha com berçário

Na creche que trabalho é costume fazer as festinhas em sala, a parte da comilança, depois tem as brincadeiras na rua. Bem e com berçário? Afinal eles não comem doces... o que fazer?
Ano passado no dia das crianças achei uma alternativa legal, usando esses potinhos com tampa, fiz gelatina de vários sabores e pudim, também em vários sabores. Tanto o pudim como a gelatina já fazia parte do cardápio das crianças, apesar de não serem oferecidos com muita frequência.
Foi prático para servir, não fez sujeira e as crianças tiveram um lanche digno de festinha. 
Fica a dica, que pode ser usada na festa junina que está se aproximando.



quarta-feira, 3 de junho de 2015

Trabalhando os sentidos

Trabalhar os sentidos na Educação Infantil é ótimo, o tema dá margem para muitas atividades e experimentos. Porém, o que fazer com bebês?
Vou listar algumas atividades que costumo fazer com meus pequenos, na faixa de 4 meses a 1 ano e 6 meses.

Visão:


  • Para os bebês os estímulos visuais funcionam melhor quando possuem poucas cores, imagens em preto e branco e até com vermelho junto funcionam bem. Encontrei algumas na internet e utilizei na confecção de móbiles.


  • Lupas com celofane colorido, para observarem objetos;

Lógico que eles preferiram colocar no rosto para ver tudo colorido...


Olfato:

  • Potes com aromas para cheirarem;
  • Sachês aromáticos que possam manusear.

O sachê foi para a boca... mas isso é de se esperar com bebês.

Confeccionei os sachês em TNT e enchi com algodão e o que iria das o aroma: cravo da índia, canela em pau, orégano, café... e o que mais acharem que tenha um aroma marcante. Depois de usados armazenei eles em saquinhos plástico (individualmente). Alguns continuavam com o aroma mesmo depois de 2 anos.


Paladar:

  • Experimentos com sabores: doce, salgado, azedo e amargo;
  • Degustação de frutas e legumes (esses precisam ser cozidos, para melhor aceitação);


Audição:

  • Chocalhos com mini garrafas pet (eles podem ajudar na confecção), com grãos, sementes, missangas;
  • Jogo da memória sonoro (para os maiores): colocar o mesmo grão em 2 potes para que encontrem os pares, mas precisam ser sons bem distintos;
  • Bandinha, eles amam brincar com instrumentos musicais;
Tato:

Esse é meu favorito!
  • Livros com textura;
  • Tapete das sensações;
  • Garrafas com água quente e congelada para sentirem a temperatura;
  • Lixa para manusearem, depois desenharem sobre ela com giz de cera;
  • Manuseio de objetos diversos que  apresentem textura e formatos curiosos;
  • Rolinhos com textura...

Algumas atividades eu já citei aqui.

Para leitura tem a Coleção 5 sentidos, da Ed. Melbooks. É legal pois ele traz uma história, explicações cientificas (que não serão aproveitadas com os bebês, mas é legal saber) e sugestões de atividades, algumas até proveitosas.









segunda-feira, 1 de junho de 2015

Bola no chapéu

Essa é mais uma atividade legal apresentada no Artmiúda, evento que deixou de ocorrer, mas que trazia muitas ideias legais. 
Uma caixa simples de papelão, um cilindro, provavelmente feito em papel cartão, EVA  e uma decoração e está pronto o joguinho. Em cima, onde a criança deve colocar a bola, o EVA verde não é totalmente aberto, ele foi cortado assim:

para apresentar uma certa resistência quando a criança for colocar a bola.


A criança encaixa a bola e ela cai na caixa, saindo pela abertura. Muito legal para os pequenos, que estão na fase de testar a permanência dos objetos e formando novos conceitos.

Livro de Texturas

Esse livro foi confeccionado por algumas colegas de trabalho para o tema "os sentidos" e apresentado em uma exposição de atividades para Educação Infantil aqui em nosso município. 
Ele era bem grande, cada página tinha o tamanho de uma cartolina, se eu fosse reproduzir talvez fizesse na metade do tamanho original, mas a ideia é ótima.











quinta-feira, 28 de maio de 2015

Técnica de pintura com barbante

A ideia não é minha, minha madrasta contou sobre a técnica que a professora que trabalhava com ela em berçário realizou e resolvi colocá-la em prática.
É bem simples, no meu caso, coloquei tintas de quatro cores em um recipiente, pode ser um prato. Usei azul, verde, vermelho e amarelo, coloquei uma cor em cada canto sem que se misturassem, em seguida peguei um barbante com cerca de 20 centímetros e numa das pontas enrolei um pedaço de fita parda, para que os bebês segurassem com mais firmeza e não se sujassem.
Feito isso peguei as crianças individualmente e com elas em pé e uma folha de papel no chão, molhei o barbante na tinta e dei a ponta com fita para segurarem, em seguida pedi que soltassem. O resultado é fantástico, nenhuma pintura fica igual a outra. 
Essas foram as criações da minha turminha: 
O acabamento do cartaz está deixando a desejar, mas a técnica é show!